Serviços

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva ou revisão preventiva, como também é conhecida, tem como objetivo evitar gastos com problemas maiores em seu veículo.

Realizamos a revisão, controle e monitoramento dos equipamentos do veículo. Em alguns casos, faz-se necessário a troca dos fluidos do veículo ou, até mesmo, a substituição de peças. Tudo isso para evitar futuros problemas.

Importante ressaltar que a NPR trabalha apenas com peças de 1ª linha, agregando ainda mais qualidade nos serviços realizados.

E não é exagero dizer que a manutenção preventiva de seu veículo pode trazer benefícios tanto financeiros, quanto, até mesmo, salvar vidas.

Veja algumas das vantagens de realizar a manutenção preventiva:

  • Evita acidentes e algo mais grave com quem está no veículo;
  • Reduz a chance de gastos não previstos;
  • Aumenta o valor de avaliação do veículo, entre outros benefícios

 

Marque agora mesmo sua revisão na NPR e fique tranquilo ao dirigir seu carro.

Troca de óleo Câmbio

A troca de óleo é o mais importante item na manutenção de um carro. E mesmo assim ainda tem motorista que não faz.

Seja seu carro nacional ou importado, movido a gasolina, álcool ou GNV, aqui na NPR Centro Automotivo efetuamos a troca de óleo de todos os sistemas do seu carro.

O óleo do motor é como sangue nas veias, vital para seu bom funcionamento e durabilidade do motor do veículo.

Sinais de problemas: Luz de óleo acesa no painel, vibrando em marcha lenta, motor com ruído de ‘batida’

O óleo do motor do carro serve para lubrificar as partes móveis do motor que se atritam umas com as outras, como pistões nos cilindros, virabrequim e bronzinas (casquilhos). É também responsável por ajudar a reduzir as extremas temperaturas internas do motor devido à combustão dos gases.

Dica

Troque o filtro sempre que fizer a troca de óleo, pois ele pode acumular sujeiras que contaminam o novo lubrificante.    

Câmbio Automático

Os carros com câmbio automático caíram nas graças de muitos motoristas.

Esse sistema realiza todo o processo de seleção de marchas sem a interferência do condutor.

O princípio básico do câmbio automático é evitar que o motorista efetue a mudança de marchas no veículo enquanto dirige.

Carros com câmbio automático são práticos, seguros, confortáveis e fáceis de dirigir, ou seja, requisitos fundamentais quando se trata do mundo automotivo.

Carros com câmbio automático, necessitam de manutenção a cada 200.000 km, dependendo do modelo e marca.

Para tanto, ele usa engrenagens diferenciadas, chamadas planetárias, e conversor de torque, que substitui o conjunto da embreagem em relação a uma transmissão manual.

Sinais de problemas: Trancos, patinações, atrasos na troca de marchas, acendimento de luzes de anomalia no painel.

Aqui na NPR somos especializados em manutenção de todos os modelos de câmbio, veículos nacionais e importados, troca de óleo e revisões.

Dica

Ações que você deve evitar com o câmbio automático:
      • Não utilize a “banguela”
      • Não desengate o câmbio automático com o carro em movimento
      • Não utilize o modo neutro ao parar diante do semáforo
      • Não esqueça do tempo certo para trocar o óleo*
      • Nunca coloque no “P” (parking) antes que ele pare completamente

Importante lembrar!

Dentre as possíveis manutenções de um câmbio automático, manter a troca de óleo em dia é o menor custo que você pode ter!

Câmbio Automatizado

Um sistema mais avançado é o automatizado de dupla embreagem, uma cuidando das marchas pares e outra das ímpares.

No câmbio automatizado, às vezes, é possível sentir a troca das marchas, mas nada muito grave ou que altere o conforto.

Sinais de problemas:  Vazamento de óleo do sistema hidráulico e queima da bomba de pressão do mesmo óleo.

No sistema de câmbio automatizado em vez do pedal de embreagem, há um sistema auxiliar – um robôzinho – para desacoplar o motor e engatar as marchas. Por isso essa caixa também é chamada de robotizada

Diferente dos câmbios automáticos ou câmbios automatizados, como GSR (ex-Dualogic), necessitam de manutenção a cada 60.000 ou 70.000 km.

Os automáticos, de fato, são projetados para aguentar 200.000 km. Em alguns modelos é necessária a troca do óleo da transmissão.

No sistema de câmbio automatizado em vez do pedal de embreagem, há um sistema auxiliar – um robôzinho – para desacoplar o motor e engatar as marchas. Por isso essa caixa também é chamada de robotizada

Diferente dos câmbios automáticos ou câmbios automatizados, como GSR (ex-Dualogic), necessitam de manutenção a cada 60.000 ou 70.000 km.

Os automáticos, de fato, são projetados para aguentar 200.000 km. Em alguns modelos é necessária a troca do óleo da transmissão.

Você sabia?

Os principais modelos de câmbios automatizados: iMotion (VW), Dualogic ou GSR (Fiat), Easytronic (GM), Powershift (Ford), Easy-R (Renault).

Direção Elétrica

Direção Elétrica: Eletrohidráulica! Tem o funcionamento semelhante ao da direção hidráulica.

Já na elétrica, não há bomba e fluido, mas sensores para identificar o posicionamento do volante, rodas, força e velocidade e um motor elétrico acoplado à coluna de direção.

Dizem que a eficiência energética de uma direção elétrica é superior em até 85% quando comparada ao sistema hidráulico.

Sinais de problemas: Ruídos e dificuldades de girar o volante.

A direção elétrica é semelhante à direção hidráulica, com algumas melhorias, a eletro-hidráulica possui um motor elétrico independente, que movimenta a bomba e pressuriza o fluido.

Esse novo sistema está presente sobretudo em modelos de porte compacto, por não roubar a potência do motor (algo benéfico entre automóveis com propulsor 1.0 litro) e, consequentemente, não aumentar o consumo de combustível.

Apesar de proporcionar direção suave, o custo de manutenção também costuma ser maior. Em caso de pane elétrica, o sistema elétrico passa a não funcionar, mas não trava a direção. Ele simplesmente torna a direção mais pesada como num sistema convencional.

Atualmente, quase todos os carros disponíveis no mercado de 0 km já vêm equipados com um desses sistemas e, por conta disso, a direção hidráulica ou elétrica acabou entrando para a lista de prioridades dos consumidores, assim como o ar-condicionado, vidros e travas elétricas, entre outros.

Você sabia?

O primeiro carro a usar tal conjunto foi o Suzuki Cervo, em 1988.

Injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis.

Aqui na NPR contamos com profissionais treinados e especializados em injeção eletrônica. Nossos equipamentos são modernos, possuímos máquinas especializadas para limpeza de bicos injetores, dutos, canos, mangueiras, além de maquinário computadorizado para detectar falhas e defeitos em injeções eletrônicas de todos os modelos de veículos.

Sinais de problemas: Dificuldade de dar a partida no carro, o aumento excessivo (e até repentino) no consumo de combustível, a perda de potência do motor e a aceleração da marcha lenta.

O sistema de injeção eletrônica alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.

Você sabia?

O primeiro veículo nacional a contar com o sistema de injeção eletrônica, foi o famoso e cultuado, até nos dias atuais, Gol GTI, no ano de 1989.

Ar condicionado

Assim como os freios, suspensão e outros componentes em um carro, o ar-condicionado também necessita de uma revisão e cuidados para conservar a sua eficiência.

A manutenção do ar condicionado é mais do que uma questão de conforto. Garantir o bom funcionamento garante o bem-estar para todos, além de assegurar a qualidade do ar no ambiente veicular.

Sinais de problemas: A demora em esfriar e o odor desagradável

Além disso, evita o acúmulo de fungos e bactérias, proporcionando um ar mais puro e saudável. Nossa recicladora de ar condicionado garante a limpeza, manutenção e qualidade do ar.

Conheça os tipos:

O ar-condicionado manual, também conhecido como analógico, permite controlar a temperatura de acordo com a preferência dos motoristas e passageiros.

E o digital, que assegura um controle de temperatura mais preciso, bem como há o digital automático, que regula automaticamente a temperatura e a saída de ar pelos dutos.

Você sabia?

Para manter o ar com bom funcionamento é importante a troca do filtro pelo menos uma vez por ano.

Suspensão

A suspensão é responsável por promover a estabilidade do veículo. Tem conexão com a carroceria, feita por buchas, e com as colunas, por meio de bieletas.

Quando se trata de absorver os impactos da estrada, não são apenas os amortecedores que farão todo trabalho. Na verdade, o sistema de suspensão automotiva é composto por várias peças e todas trabalham em conjunto para manter o seu veículo sob controle a cada impacto.

Sinais de problemas: ​​É recomendado que a manutenção da suspensão não seja feita somente ao identificar um barulho ou comportamento diferente do veículo, mas sim respeitando a quilometragem indicada por cada montadora.

Junto com a suspensão, os freios desempenham um dos papéis mais importantes da dirigibilidade de um veículo.

Direção Hidráulica

Direção hidráulica já virou algo imprescindível em um automóvel.

A direção hidráulica, que também pode ser chamada de direção assistida, tem como principal característica minimizar o esforço do motorista no momento em que ele efetua uma manobra.

Sinais de problemas: ruídos, vazamento de fluidos, direção rígida.

O sistema de Direção Hidráulica contém: bomba hidráulica, um reservatório de óleo e uma série de mangueiras, de baixa e alta pressão, que ficam encarregadas pela circulação do fluido. Esse sistema consegue diminuir o esforço do motorista em até 80%, dependendo do veículo.

Você sabia?

No Brasil, o primeiro carro a contar com tal recurso foi um Ford Galaxie de 1967.

Freios

Junto com a suspensão, os freios desempenham um dos papéis mais importantes da dirigibilidade de um veículo.

O sistema de freios é um dos principais motivos de manutenção veicular. E não é por menos, qualquer problema neste mecanismo pode ocasionar graves acidentes de trânsito, levando a situações que podem ser evitadas com a manutenção preventiva.

Sinais de problemas: Ruídos agudos, vibração ao frear, pedal duro ou baixo, carro perdendo o traçado, se desviando do trajeto durante a frenagem.

Normalmente a verificação dos freios é realizada a cada 5.000 ou 10.000 km.

Essa periodicidade depende do modelo de veículo e da exigência do sistema de freio, conforme manual de instruções.

Balanceamento e Geometria

O balanceamento é feito nas rodas do veículo, com máquinas específicas para isso, cuja função é impedir que a roda não oscile ou trema enquanto o carro está andando.

Já a geometria tem como finalidade ajustar os ângulos formados com o solo e entre si para que o carro consiga trafegar em linha reta.

Aqui na NPR você conta com a tecnologia da geometria computadorizada, que garante um serviço ágil e de alta qualidade e precisão.

Sinais de problemas: Quando sentir o carro “puxando” para o lado, desgastes nos pneus, aumento de consumo de combustível.

Não se preocupe, o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.

Dica

Traga seu carro para fazer Alinhamento e Balanceamento na NPR, marque seu horário agora mesmo.    

embreagem

O disco de embreagem é um componente localizado entre o volante e o platô. É por meio dele que se consegue transmitir o torque do motor para a caixa de câmbio por atrito.

O disco de embreagem também tem como função amortecer, absorver e filtrar as oscilações do motor, além de proporcionar saídas mais suaves do veículo, sem solavancos.

 

A NPR é especializada no serviços de reparo e manutenção no sistema de embreagem de veículos nacionais e importados.

 

Sinais de problemas: Ruídos, como se fossem arranhados, durante a troca de marcha, pedal da embreagem está pesado e duro.

Esse item faz parte da manutenção preventiva. Em geral, as peças desse conjunto de embreagem duram muito tempo, passando dos 100 mil km rodados com tranquilidade.

Dica

Porém, a manutenção preventiva a cada 10 mil km é indispensável, pois faz com que o sistema trabalhe com o mínimo de esforço possível. Afinal, ele funciona por meio de atritos internos.    

Air Bag

No mundo automotivo de hoje, a segurança é uma preocupação constante. Com os avanços tecnológicos, um dos elementos mais cruciais para a segurança dos ocupantes do veículo é o airbag.
Essa inovação revolucionária tem salvado vidas em acidentes de trânsito, minimizando os impactos e lesões graves. Neste contexto, a nossa mecânica automotiva NPR tem o orgulho de oferecer serviços especializados na manutenção e conserto do sistema de airbag, assegurando que você possa contar com essa proteção crucial em seu veículo.

A manutenção do sistema de airbag na NPR
Devido à sua importância, é crucial que o sistema de airbag esteja em perfeito estado de
funcionamento. Na nossa mecânica automotiva NPR, temos profissionais treinados e experientes que entendem a complexidade desse sistema e estão capacitados para diagnosticar e solucionar qualquer problema relacionado aos airbags. Realizamos inspeções regulares para garantir que todos os componentes estejam operando corretamente e que não haja danos que possam comprometer a eficácia do sistema em caso de acidente.

 

Curiosidade

Você sabia que o primeiro veículo de produção em massa a apresentar airbags foi o Oldsmobile Toronado, lançado em 1973? Esse modelo pioneiro incluía airbags para o motorista e o passageiro da frente, tornando-se um marco importante na evolução dos sistemas de segurança automotiva. Desde então, os airbags se tornaram cada vez mais comuns em veículos de todo o mundo.    

Freios ABS

Quando se trata de segurança veicular, os freios desempenham um papel fundamental. Nesse contexto, os freios ABS (Sistema de Freios Antitravamento) representam uma das inovações mais significativas dos últimos tempos. Essa tecnologia revolucionária proporciona uma frenagem mais segura e eficiente, evitando o travamento das rodas durante uma frenagem brusca ou em superfícies escorregadias. Na mecânica automotiva NPR, estamos comprometidos em oferecer serviços especializados na manutenção e conserto do sistema de freios ABS, garantindo a máxima segurança e desempenho no seu veículo.

DICA

Ao dirigir em condições de baixa aderência, como estradas molhadas ou com neve, lembre-se de manter uma pressão firme e contínua no pedal de freio ao acionar os freios ABS. Evite bombear os freios, pois o sistema ABS já faz isso automaticamente para você    

Diagnóstico via scanner

A Tecnologia Essencial para Identificar e Solucionar Problemas Automotivos. Quando se trata de identificar problemas e realizar reparos precisos em veículos modernos, o diagnóstico via scanner se tornou uma ferramenta essencial para mecânicos automotivos. Essa tecnologia avançada permite a leitura de códigos de falha e o acesso a dados importantes dos sistemas eletrônicos do veículo. 

Na nossa mecânica automotiva NPR, contamos com especialistas altamente qualificados no uso de scanners de diagnóstico, garantindo uma identificação precisa de problemas e um serviço de qualidade para os nossos clientes.

O diagnóstico via scanner é uma tecnologia indispensável para a identificação e solução de problemas automotivos. Na mecânica automotiva NPR, investimos na utilização de scanners de última geração e contamos com técnicos especializados para garantir diagnósticos precisos e reparos eficientes. Confie em nosso trabalho!

DICA

Ao utilizar um scanner de diagnóstico, é importante seguir as instruções do fabricante e verificar regularmente se o software do scanner está atualizado. As atualizações do software garantem que o scanner tenha acesso às informações mais recentes dos veículos e esteja preparado para identificar e solucionar problemas de forma eficaz.   

Remap potência programação

Se você está em busca de um aumento significativo no desempenho do seu veículo, o remap de potência ou programação de ECU (Unidade de Controle Eletrônico) pode ser a solução ideal. Essa tecnologia avançada permite otimizar a programação do motor, desbloqueando o potencial oculto e proporcionando ganhos de potência e torque. Na mecânica automotiva NPR, oferecemos serviços especializados em remap de potência, garantindo um desempenho aprimorado e uma experiência de
condução empolgante.

Curiosidade
Você sabia que o remap de potência tem sido usado não apenas para aumentar o desempenho de carros esportivos, mas também em veículos de competição? Em muitos esportes automobilísticos, como corridas de turismo e rali. Isso mostra como a programação da ECU pode desempenhar um papel crucial no ganho de vantagem competitiva, seja nas pistas de corrida ou nas estradas comuns.